sábado, 8 de novembro de 2008

God bless Obama

Quase meio século depois, um democrata, jovem, com carisma, e com uma bela oratória conquista não somente os votos, mas os corações de milhares de norte-americanos. Mas, as semelhanças entre Barack Hussein Obama e *John Fitizgerald Kennedy, vão além de uma legenda partidária. Obama tem 47 anos de idade, Kennedy tinha 43 quando foi eleito presidente dos EUA, em 1960.
John Kennedy foi o primeiro presidente dos Estados Unidos nascido no século XX. Barack Obama é o primeiro presidente negro da Nação do Tio Sam. Ambos já tinham dois filhos quando assumiram o posto de chefe de Estado da maior nação econômica do planeta. Jacqueline Keneddy era o alicerce da família, assim como Michelle Obama é a “rocha da família”. Jacqueline era uma primeira-dama notável, impecável, uma mulher aparentemente forte e elegante, assim como Michelle tem se mostrado ser.
Kennedy era jovem e tinha idéias progressistas. Na década de 1960, o então presidente querido por seu povo lança um desafio e incentiva o Projeto Apollo. Mas, infelizmente o primeiro norte-americano a dar o grande passo para a humanidade, não viveu para ver Neil Armstrong dar o seu pequeno passo na Lua.
Kennedy promoveu mudanças significativas no alto escalão de seu governo e no da Cia. Tentou uma aproximação com a União Soviética, o que desagradou a maior indústria bélica do mundo, a dos Estados Unidos.
Obama assume a cadeira que um dia foi de Kennedy em meio a uma crise financeira sem precedentes. Obama foi eleito por 66% dos eleitores norte-americanos que depositaram nele “hope”, esperança em inglês. O povo norte-americano clama por esperança. Está nas mãos do negro, cristão- muçulmano, a geração de novos empregos, a renda familiar estável em cada casa norte-americana e a volta dos filhos que ainda estão em missão no Iraque. São muitos os desafios de Obama.
Talvez pela primeira vez na história mundial, a eleição de um presidente dos Estados Unidos da América foi acompanhada pelos cinco continentes, com apreensão . A crise deu popularidade à Obama. A confiança em Barack Hussein Obama foi depositada também por chefes de Estado de vários países, que acreditam numa melhor relação político-econômica com o democrata.
Que *God bless Obama para a salvação da economia mundial.
(*) God bless, Deus abençoe, em inglês

(*)Kennedy foi assassinado com dois tiros na cabeça em 1963, quando transitava em carro aberto, em um evento oficial, em prol de sua campanha à reeleição.