sábado, 10 de outubro de 2009

Lula desiste de taxar poupança

A boa nova deste sábado é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está desistindo da ideia de taxa os rendimentos das cardenetas de poupança acima de R$ 50 mil. Lula teria desistido de enviar o projeto ao Congresso Nacional, o que dependerá do aumento da taxa básica de juros, a Selic.

Considerando que nessa mesma semana o Governo Federal anunciou que adiará para 2010 a devolução das restituições do Imposto de Renda às Pessoas Físicas, a não taxação da poupança dá um fôlego aos assalariados da classe média para 2010.

Mas um país que tem a carga tributária pesada que tem não deveria mexer tanto nos bolsos dos brasileiros. O Brasil é o país da tarifa, do tributo, do imposto e das taxas.

A engrenagem da economia do país são os assalariados da classe média e para que o dinheiro continue circulando no mercado, é preciso tê-lo no bolso e nos bancos.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nobel da Paz para Obama?!

Por que o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, recebeu o Prêmio Nobel da PAZ? Acredito que essa pergunta repercutiu por todo o globo terrestre, em cada canto onde a tecnologia pode levar a comunicação.

No caso do presidente norte-americano, não se trata de merecimento ou não do prêmio, mas em tempos de negociações de conflitos em países pelo mundo e de um possível envio de tropas norte-americanas de reforço ao Afeganistão, a concessão deste prêmio é estranha.
Mas, o próprio Obama se diz surpreso e doará o dinheiro do prêmio no valor de US$ 1,4 milhão à caridade.

Seria a concessão deste prêmio uma forma de pressionar Obama? Um ato político? Teria mesmo o prêmio sido concedido pelas boas intenções de Obama de "combater" possíveis armas nucleares? Fechar Guantânamo e condenar a tortura de presos (supostos terroristas)?
Enfim...é estranho.