domingo, 23 de maio de 2010

O sofrimento pode deixar uma pessoa "maluca"?

Uma perda pode deixar uma pessoa saudável e sã "maluca"? Maluca, no sentido, de desenvolver doenças psiquícas como a depressão, TOC, entre outras? Sim, pode. Nenhum tipo de perda pode ser substimada. Ninguém pode dizer a alguém que vive uma dor profunda de uma perda afetiva, por exemplo, que a dor dela "não é nada", e, por achar bobagem, negligenciar ajuda ou ridicularizar o problema. AS PESSOAS SOFREM!
Tenho lido muita coisa dita por psicólogos, psiquiátras, reikianos, esotéricos, etc, e descoberto que as pessoas, em sua maioria, não estão preparadas para o sofrimento.
Diante do sofrimento, algumas pessoas "fogem" para a alienação, outras que enfrentam a dor até ficam doentes, outras agressivas, algumas se aproximam de outras pessoas, outras se isolam, e outras até se matam, num momento de desespero.
A dor da perda de um ente que morreu, a dor da separação do namorado ou marido, a falência, o envelhecimento. São tantos os motivos que podem levar uma pessoa à "loucura". Loucura no sentido de que uma perda pode trazer sérias consequências, pode provocar uma mudança brusca na vida de alguém.

Ontem, assisti ao filme Reine Sobre Mim (Reigh Over Me), com Don Cheadle e Adam Sandler, que mostra justamente isso, como um sofrimento pode transformar uma pessoa. É um filme espetacular. Existem duas situações de perda que afetaram profundamente os personagens no filme. A história do personagem vivido por Adam Sandler, e a história da personagem Donna (Safron Burrows), que sofreu uma perda amorosa. Mais do que um ótimo filme, Reine sobre Mim, é uma lição de vida.
  
Assista a uma das melhores sequências do filme "Reine Sobre Mim". Clique no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=f5_OTlSpjTc&feature=related

  

Nenhum comentário: