quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Depressão pode ser diagnosticada por exame de sangue


Um estudo desenvolvido na Itália e anunciado nesta quarta-feira (19) promete revolucionar o diagnóstico da depressão através de um exame de sangue. Se os estudos comprovarem que o exame de sangue é preciso, mais rápido o paciente será encaminhado para tratamento medicamentoso.
O estudo apontou o excesso de um ácido graxo na amostra de sangue de pacientes com depressão identificado como araquidônico (AA), ácido graxo essencial, da família do Ômega 6, como fator determinante para o desenvolvimento da doença.
Hoje em dia, o diagnóstico da depressão é feito por psicólogos, psicoterapeutas e psiquiatras, na base da entrevista com o paciente ou testes de perguntas e respostas que avaliam o grau da depressão que a pessoa sofre. Tudo é muito subjetivo e o tratamento é à base de medicação antidepressiva e ansiolítica (tranqüilizantes e sedativos).
A depressão não pode ser curada sem medicação. Porém, o processo entre o diagnóstico e o tratamento da doença é muito moroso para o paciente que sente um mal estar insuportável. Os efeitos do antidepressivo no organismo só ocorrem cerca de 20 dias após o início do tratamento. Antes disso, vai um bom tempo, talvez um mês, até um possível diagnóstico de depressão.
Cerca de 121 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, segundo a Organização Mundial de Saúde. A OMS revela ainda que 15 em cada 100 pessoas cometem suicídio, além disso, apenas 30% dos pacientes tem acesso ao tratamento. Em todo o mundo, 1 milhão de pessoas se matam, por ano, em média por motivos diversos, um deles, é a depressão.
A depressão é mais comum e mais séria do que se imagina, uma vez que um dos sintomas mais graves é o impulso suicida. Tristeza profunda por mais de três semanas, falta de energia, preguiça ao ponto de não querer levantar da cama, tendência ao isolamento e pensamentos de baixa auto-estima que levam a idéias suicidas são sintomas de um distúrbio psíquico que, ainda no século 21, não é encarado como uma doença pela maioria das pessoas.
A depressão pode ter origem orgânica ou reativa. A reativa é causada por um abalo ou trauma emocional muito forte provocado por abusos e violência psíquica ou física, perdas de um ente querido, namorado, marido etc, falência, entre outros fatores.
Aos primeiro sintomas, consulte imediatamente um médico. A DEPRESSÃO É UMA DOENÇA GRAVE QUE PODE LEVAR À MORTE.
Para ler a reportagem sobre o estudo, clique aqui

Um comentário:

Marcus Barreto disse...

Oi, Bárbara. Bem legal seu blog. Passei para te desejar boa sorte e muito sucesso. Parabéns pela iniciativa e pela ótima profissional que você é. Se tiver um tempinho, faça uma visita ao meu blog: pautadigital.zip.net. Beijos!