domingo, 16 de novembro de 2008

Saravá os 100 anos da Umbanda!

No dia 15 de novembro foi celebrado o centenário da Umbanda. A primeira religião espírita fundada no Brasil, pelo médium Zélio Fernandido de Moraes, sob a orientação do Caboclo das Sete Encruzilhadas, em Niterói, no Rio de Janeiro. Mas, essa religião, voltada para a caridade e para o amor ao próximo, ainda é vista com muito preconceito, no país.
Os templos de Umbanda vivem repletos de pessoas em busca de cura espiritual, curas de doenças, ávidas por uma palavra de alívio sobre um amor perdido, por um ente que desencarnou, por uma dívida que não se consegue pagar.
Os templos estão sempre cheios de pessoas que buscam nos guias (caboclos, pretos-velhos, erês, exus, pombagiras, marinheiros, índios e negros) um pouco de alívio para suas dores, ajuda por meio de aconselhamentos. Porém, muitas dessas mesmas pessoas que tomam o passe que cura negam a Umbanda porta afora do templo.
Umbanda não é magia negra. Umbanda não sacrifica animais. Umbanda não explora comercialmente a fé alheia. Não faz ebó para o mal dos outros. Umbanda tem o propósito de cumprir a Missão de levar o bem e acalentar a quem precisa.

A Umbanda sincretiza a fé católica, pregando os ensinamentos de Jesus na figura de Oxalá, além de cultuar Nossa Senhora e os santos católicos, chamados por outros nomes, dentro da cultura afro-brasileira.

Saravá, Umbanda!

Nenhum comentário: